top of page

Aplicação da Arquitetura Blockchain na Gestão de Resíduos Sólidos em um Município de Pequeno Porte


No mês de Junho de 2018, Prof. Dr. Antônio Limongi França, Prof. Dr. João Amato Neto, Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves (membros do grupo CONECTICIDADE) e Profa. Dra. Cecília Maria Villas Bôas de Almeida publicaram o artigo "Aplicação da Arquitetura Blockchain na Gestão de Resíduos Sólidos em um Município de Pequeno Porte" sobre a aplicação da arquitetura digital Blockchain na gestão de resíduos sólidos em um pequeno município do interior do estado de São Paulo e o apresentaram no evento 7th International Workshop Advances in Cleaner Production - "Cleaner Production for Achieving Sustainable Development Goals" - Barranquilla - Colômbia - 21 e 22 de Junho de 2018. Confira abaixo o artigo.




Site do Advances in Cleaner Production Network para consulta: http://www.advancesincleanerproduction.net/




Resumo

Essa pesquisa trata da aplicação da arquitetura digital Blockchain na gestão de resíduos sólidos em um pequeno município do interior do estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa em andamento está relacionada à transformação tecnológica de um sistema de remuneração à coleta de resíduos no município, voltado à inclusão social de catadores por meio do uso de moeda social. O sistema atual utiliza cartões impressos denominados Moedas Verdes, apresentando vulnerabilidades que deverão ser superadas com a implantação do novo sistema. A nova aplicação utiliza criptomoedas sociais e suporte de segurança através de Blockchain a fim de garantir a necessária integridade da informação, possibilitando a gestão de um número expressivo de coletores e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no município em relação aos aspectos típicos da sustentabilidade: educação, saúde, meio ambiente, inclusão social e economia locais.


Sobre os autores:


Prof. Dr. Antônio Limongi França

Diretor Executivo da empresa LF1 Inovação Tecnológica e Estratégias Organizacionais e Co-fundador da ECOCHAIN, desenvolvendo produtos com a arquitetura digital BLOCKCHAIN no agronegócio e em negócios sociais e pós-doutorado em Engenharia de Produção na área de Blockchain em Negócios Sociais pela Escola Politécnica da USP.


Profa. Dra. Cecília Maria Villas Bôas de Almeida

Professora titular do ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista . Desenvolve pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, em que são analisados e desenvolvidos conceitos, ferramentas e técnicas para o cálculo de indicadores ambientais e indicadores de sustentabilidade. Atua, também, como pesquisadora do LaPROMA (Laboratório de Produção e Meio Ambiente) da Universidade Paulista. De 2012 a 2015 atuou como Subject Editor: Cleaner Production in Latin America para o Journal of Cleaner Production, em 2016 atuou como Executive Editor e, desde maio de 2017 é Co-Editor-in-Chief do Journal of Cleaner Production. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999).




Prof. Dr. João Amato Neto

Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini. Professor Sênior (Titular) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), do qual foi chefe e coordenador do programa de pós-graduação. Professor convidado dos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA). Pela Comissão Europeia, foi professor convidado de Supply Chain Management (sourcing & purcharsing) e de Quality Management, no International Master in Industrial Management, no Politecnico di Milano (Itália) e pesquisador visitante na Universidade de Aachen (Alemanha), Werkzeugmaschinenlabor (WZL), Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule (RWTH). É pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca' Foscari di Venezia (Itália). Livre-docente e Doutor em Engenharia de Produção pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).


Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves

​Diretor da empresa Franco Gonçalves Consultoria, professor doutor da Universidade Paulista (UNIP) e consultor da Fundação Vanzolini. Doutor em Engenharia de Produção na área de Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica pela Escola Politécnica da USP.





Segue o artigo completo para consulta:





















logoPRO.jpg
bottom of page