top of page

Neoenergia inaugura Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes para o setor elétrico

Notícia original publicada no Portal Procel Info


"28.09.18


Neoenergia inaugura Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes para o setor elétrico


Fonte: Procel Info - 28.09.2018


Fonte da Imagem: Portal Procel Info


Bahia - A Neoenergia inaugurou nessa quarta-feira (26), o Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes – CEGRI, que será responsável pela gestão dos serviços de infraestrutura tecnológica do sistema elétrico das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MT).


O centro vai gerenciar as redes e soluções de telecomunicações, automação, sistemas de tempo real e medição inteligente.


O CEGRI faz parte do processo de digitalização das redes elétricas do grupo, para torná-las mais inteligentes, melhorando o tempo de atendimento das ocorrências em campo e aumentando a qualidade do fornecimento de energia.


Localizado na sede da Coelba, em Salvador, o CEGRI vai começar monitorando as redes de telecomunicações das concessionárias do Nordeste pertencentes ao grupo.


No mês de novembro, a Elektro será incorporada ao sistema, que utiliza painéis de monitoramento para o gerenciamento dos elementos conectados à rede de telecomunicações, o que vai permitir ampliar a comunicação entre equipamentos da operação como religadores, sensores inteligentes e medidores.


A inovação permite uma visão completa da rede, além da gestão em tempo real dos eventos e emissão automática de relatórios de desempenho. A operação poderá ser feita a partir de qualquer uma das quatro distribuidoras.


O CEGRI possui o que há de mais moderno em gerência de Smart Grid – redes inteligentes de distribuição e transmissão de energia – para a detecção automática de falhas no sistema, com a possibilidade de prever e até mesmo evitar possíveis problemas na infraestrutura de rede das concessionárias.


O investimento total no projeto foi de R$ 12,3 milhões. “O CEGRI vai atuar em todos os equipamentos e soluções digitais das distribuidoras, proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica e melhoria da qualidade do serviço para os nossos clientes”, avalia Sílvio Rodrigues, gerente de Telecomunicações da Neoenergia.


Novas funcionalidades serão incorporadas ao longo de 2019, para abranger o gerenciamento das operações digitais das empresas.


* Com informações da Neoenergia"


Acesse a notícia original publicada no Portal Procel Info:

logoPRO.jpg
bottom of page