top of page

17/04/2019: 24ª Reunião do Grupo

Em 17 de Abril de 2019, foi realizada a 24ª reunião do grupo CONECTICIDADE.

Estiveram presentes na reunião:

  1. Alessandra Beine Lacerda (CBIC)

  2. Ana Rocha Melhado (ProActive)

  3. Antônio Limongi (Fundação Vanzolini)

  4. Armando Dal Coletto (CRASP)

  5. Bruno Ganem (Escola Politécnica)

  6. César Massaro (Escola Politécnica)

  7. Clarice Kobayashi (CRASP / Inspro)

  8. Cláudio Marte (Escola Politécnica)

  9. Daniela Penteado (Escola Politécnica)

  10. Fernando Berssaneti (Fundação Vanzolini / Escola Politécnica)

  11. Gabriel Novaes (Fundação Vanzolini)

  12. Harmi Takiya (TCM Prefeitura de SP)

  13. José Joaquim Ferreira (Fundação Vanzolini / Escola Politécnica)

  14. Manuel Martins (Fundação Vanzolini)

  15. Marcelo Pessôa (Fundação Vanzolini / Escola Politécnica)

  16. Maria Luiza Salomé (Fundação Vanzolini)

  17. Marilene Vasconcelos (Fundação Vanzolini)

  18. Oswaldo Sanchez (IPT)

  19. Pedro Chiovetti (Escola Politécnica)

  20. Rita de Cássia Giraldi (EACH USP)

  21. Rogério Saran (SPTrans)

  22. Saide Kahtouni (NUTAU)

  23. Sarah Kohan (Fundação Vanzolini / Escola Politécnica)

  24. Silvio Barros (CBIC)

Nesta ocasião, novos integrantes foram reunidos aos grupo, advindos de instituições como CBIC, CRA-SP e Engenharia de Transportes da Poli USP.

Alessandra Lacerda e Sílvio Barros, da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câãmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizaram a apresentação do projeto O FUTURO DA MINHA CIDADE, mostrando como a atuação da CBIC é realizada em comissões diversas para os vários temas associados à construção civil, de forma bastante ampla e multidisciplinar. A CMA – Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade busca hoje formas de conseguir taxas mais atrativas e melhores condições financeiras para o acesso à sustentabilidade e eficiência energética em edificações residenciais.

O projeto O FUTURO DA MINHA CIDADE teve início em Maringá, PR, e hoje há atuações em diversas cidades para que seja levado o exemplo a outras gestões, sendo que, hoje, o projeto já foi implantado em Goiânia também e está em processo de estudo e implantação em diversas outras localidades. A equipe se concentra nas demandas não atendidas da população, que nunca é complacente, ela sempre cobra o passado e o presente.

Qualquer cidade pode ser inteligente, qualquer cidade pode planejar seu futuro, independentemente de sua característica, de seu porte. O conceito de cidade inteligente precisa ser permeado em todas as cidades para seus planejamentos estratégicos. Devem considerar os problemas futuros, os canários futuros, as tecnologias futuras, devem considerar o clima futuro, as mudanças climáticas globais, devem considerar as tendências globais, como por exemplo conceitos de economia compartilhada, equipamentos compartilhados, veículos compartilhados, entre tantas outras.

A apresentação da Profa. Rita poderá ser consultada no site do CONECTICIDADE.

Clarice Kobayashi e Armando Dal Colletto, do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP) realizaram a apresentação do projeto PACTO GLOBAL DA ONU: GESTÃO DAS ÁGUAS PAULISTAS, MELHORIA DE EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA EM CONDOMÍNIOS E FRANQUIAS. O projeto é parte integrande da Rede Pacto Global, que conta com mais de 700 empresas signatárias e tem por objetivo é mobilizar a comunidade empresarial internacional para a doção de práticas com vistas a 10 princípios que passam por objetivos de ordem ambiental, social, econômica e política, associados aos 17 objetios de desenvolvimento sustentável da ONU e suas 169 metas.

Este projeto foca no subgrupo de pesquisa em maior eficiência no uso dos recursos hídricos através de projetos para o uso eficiente de água em condomínios e em franquias, com a elaboração e a prática de guias de orientação técnica para melhores práticas e equipamentos para os condomínios, treinamentos, estudos de caso, etc.

logoPRO.jpg
bottom of page