top of page

[CLARICE KOBAYASHI] Palestras na ASSEPT: PROCESSO PROSPECTIVO - APLICAÇÃO AO TEMA TURISMO - Piedade,

Apresentação "PROCESSO PROSPECTIVO - APLICAÇÃO AO TEMA TURISMO" - Clarice Kobayashi e Eduardo Schneider - Piedade, SP, 21 de Agosto, 2019


A ASSEPT - Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Piedade e Tapiraí, dando prosseguimento ao ciclo de palestras, realizou a apresentação de duas palestras que ocorrerão no dia 21 de agosto de 2.019 a partir das 14:00hs, no Anfiteatro da ACIP Rua Cônego José Rodrigues, 63 Centro - Piedade – SP. Sempre promovendo a discussão do futuro de nossos municípios, sob um ângulo mais moderno da ocupação dos territórios, onde a sustentabilidade, acessibilidade e a conectividade são necessárias aos novos paradigmas da sociedade, tanto nas zonas urbanas como no campo.

Os associados da ASSEPT atuam em diversas áreas de interesse social, são gestores públicos, projetistas e técnicos das mais diferentes áreas do conhecimento e como cidadãos somos atores da ocupação urbana, desta forma, acreditamos que é nosso dever olhar e direcionar as nossas intenções para que esta ocupação seja mais inteligente. Para propor esta reflexão, estiveram presentes alguns dos participantes do “Grupo de Pesquisa Conecticidade”, para apresentar ideias e parte do trabalho que vem desenvolvendo relacionados à temas que são importantes para o nosso município de Piedade e outros que se assemelham.

No evento foi realizada a apresentação PROCESSO PROSPECTIVO - APLICAÇÃO AO TEMA TURISMO

Foram apresentados os Conceitos básicos da Prospectiva Estratégica, visando mostrar a sua aplicação em diversos contextos tais como organizações, municípios e arranjos produtivos locais (APL). Dessa forma, a Prospectiva Estratégica permite a construção do futuro desejável e realizável com apropriação pelos participantes. Será também explorado como a Prospectiva pode ser implementada mudando as perspectivas do setor de Turismo.

Apresentadores:

Eduardo Rodrigues Schneider Formação-ação Processo Prospectivo regional e construção de cenários (FEA/USP 2016), Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (2009); Especialização em Políticas Estratégicas (COPPEAD/UFRJ-2009), Especialização em Relações Internacionais (UNB-2002), Doutor em Planejamento (1998/2000), Estágio de Preparação de Observador da ONU (1996). Participação no Projeto Desenvolvimento Brasil 2035, utilizando Processo Prospectivo. Associado Fundador do Instituto Prospectiva, INSPRO. Assessor especial do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República durante 18 meses, tendo trabalhado discussão e implementação de diversas políticas públicas (2012/2013). Atuou na Missão da ONU para estabilização do Haiti como oficial executivo (2011). Foi professor de estratégia, assessor técnico de missão do governo brasileiro no Paraguai e observador da ONU em Angola.

Clarice M O Kobayashi Processo Prospectivo Formação-ação (FEA/USP 2016), Gestão de Conhecimento pela FIA (2004), EMBA em gestão empresarial pela BSP (2001), Engenheira Elétrica, Escola Politécnica, USP. Participação no Projeto Desenvolvimento Brasil 2035, utilizando Processo Prospectivo. Associada Fundadora do Instituto Prospectiva, INSPRO. Atua em aconselhamento, gestão de conhecimento, avaliação de empresas e programas de preparação para mudanças e nova cultura organizacional, com integração de organizações em processos de aquisição e consolidação de operações, gestão de start-ups de unidades de negócios, modelagem, desenvolvimento, operação em unidade franqueadora e rede de franquias de negócios. Experiências nas áreas de Estratégia, Marketing, Operações, Comercial, Serviços Profissionais, Tecnologia, Processos e Engenharia em várias empresas nacionais e internacionais.

Clique na imagem abaixo (ou no link) para verificar a apresentação:

logoPRO.jpg
bottom of page