top of page

Fundação Vanzolini cria selo A2S para estabelecimentos livres de Covid-19



Fundação Vanzolini cria selo A2S para estabelecimentos livres de Covid-19


A chancela poderá ser concedida a estabelecimentos comerciais, corporativos e repartições públicas

A crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 mostrou a necessidade de os locais de circulação de pessoas, públicos ou privados, comprovarem que aplicam boas práticas de limpeza e sanitização. As atividades que eram antes triviais no dia a dia de cidades − como o simples ato de sentar em um café para ler o jornal − se tornaram menos confiáveis após a crise. Nesses contextos, como forma de contribuir para o processo de resgate da confiança e segurança desses locais, a Fundação Vanzolini lança o selo A2S -Ambiente Seguro e Saudável – que identificará os ambientes que prezam por boas práticas, envolvendo desde o processo de gestão da limpeza e condições sanitárias, até a adequação das condições de trabalho, políticas internas, treinamentos e adequação de estrutura para a garantia de um ambiente seguro.

O selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável é fundamental para que estabelecimentos comerciais (restaurantes, lojas, drogarias), corporativos (escritórios), indústrias e repartições públicas proporcionem aos usuários segurança no dia a dia. É um importante sinalizador de ambiente que preza por boas práticas e medidas preventivas e abrange requisitos específicos para a prevenção de vírus, como o 2019-nCoV, batizado de SARS-CoV-2, causador da pandemia da doença Covid-19, com protocolos mais rigorosos para limpeza e desinfecção.

De acordo com a coordenadora do selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável, Flávia Corrêa Ferreira, “o selo contribuirá com a sistematização dos processos de limpeza dos locais de grande circulação, com vistas a dar maior segurança aos usuários, clientes e colaboradores que acessam esses espaços. O objetivo é o público ter a tranquilidade e o conhecimento de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável”.

O processo de avaliação dos ambientes será realizado por uma equipe de auditores capacitados em avaliar se a gestão da limpeza segue rigorosa rotina sanitária, conforme critérios internacionais exigidos pela própria certificação.

Estabelecer fluxos de circulação que respeitem a distância entre clientes, colaboradores ou usuários conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), utilização do sanitizante correto, critérios de aplicação e frequência, orientação dos envolvidos para a garantia da eficiência das medidas adotadas, bem como validação de processos, estão entre os itens que os estabelecimentos precisarão demonstrar aos auditores para conquistar o selo.

Na avaliação, os estabelecimentos deverão apresentar, por exemplo, que dispõem de dispensers de álcool em gel ou lavatórios nas entradas e saídas dos ambientes; que conseguem estabelecer o distanciamento mínimo de 1 metro entre os usuários nos ambientes de refeições; demonstrar que os colaboradores foram capacitados quanto à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e que possuem regras para o consumo de alimentos em locais e horários específicos, lotação dos ambientes ou escalonamento de horários etc.

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini se aprimora para contribuir com o desenvolvimento socio-econômico do país, formando profissionais, promovendo palestras, treinamentos e cursos na área de Gestão da Qualidade; concedendo certificados no âmbito das normas ISO 9001, para Sistemas de Gestão da Qualidade; Sassmaq; Transqualit; e ISO/TS 16949, para Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade para a Industria Automotiva; ISO 14001, para Sistemas de Gestão Ambiental; Certificação AQUA-HQE, para Construções Sustentáveis; ISO 45001, para Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional; e Normas ONA, para Acreditação de Organizações de Saúde.

É acreditada pela acreditação ISQua – organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde, conferindo qualidade internacional e atestando que os nossos clientes são atendidos por um organismo de certificação que preza pelas melhores práticas adotadas mundialmente.


logoPRO.jpg
bottom of page