top of page

Leroy Merlin, Empreendedor AQUA, reduz em 23% consumo anual de energia

Leroy Merlin, Empreendedor AQUA, reduz em 23% consumo anual de energia


Presente no mercado brasileiro de comercialização de materiais para construção e bricolagem há mais de 20 anos, a rede Leroy Merlin, empresa de origem francesa, identificou a oportunidade de baixar os gastos relacionados ao consumo de energia de forma inteligente, otimizando, ainda, o sistema de iluminação em suas lojas, com a adoção da solução de eficiência energética da GreenYellow, companhia especializada nesse serviço, bem como em energia solar, comercialização e serviços em energia.

Em 2017, as duas empresas firmaram o acordo que, a princípio, incluiria apenas três unidades da rede. Ao longo do tempo, com a obtenção de resultados positivos, o contrato foi ampliado para mais 17 lojas, localizadas em 12 estados do país, permitindo uma redução de 0,5 GWh no consumo de energia, o que representa uma economia por loja de R$ 285 mil no período de um ano. Em comparação com os índices anteriores, foi registrada uma diminuição de 23% no uso do recurso. Tendo em vista a expertise técnica da equipe da GreenYellow, que trabalhou em várias frentes, como a remodelação da iluminação na área de vendas, a revisão do funcionamento do ar-condicionado e automação dos sistemas, as obras duraram até 30 dias, sem interferir no dia a dia da operação das lojas.


Além dessa importante redução de energia anual, é importante ressaltar que a Leroy Merlin já certificou e busca a certificação AQUA-HQE em todas as suas lojas, edifício matriz e centros de distribuição no Brasil, sendo todos os edifícios em operação já possuem ou estão buscando a Certificação AQUA-HQE Gestão Sustentável da Operação e todos os edifícios novos ou em renovação já possuem ou estão obtendo a Certificação AQUA-HQE para Edifícios em Construção.

A Leroy Merlin é certificada como Empreendedor AQUA para a Gestão Sustentável com Certificação AQUA-HQE para Edifícios em Operação de todas as suas lojas em operação no Brasil, inclusive o edifício de sua Matriz em São Paulo. Além disso, a Leroy Merlin já certificou com a Ceritificação AQUA-HQE para Edifícios em Construção diversas de suas lojas projetadas e construídas no Brasil nos últimos 13 anos, tendo sido a primeira loja a Leroy Merlin de Niterói, e incluindo o retrot de sua Matriz em São Paulo.

O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini desde 2008.


O grande diferencial da certificação AQUA-HQE é que, mesmo se originando de referenciais técnicos originalmente estrangeiros, suas documentações foram adaptadas em 2007 pela Fundação Vanzolini considerando a cultura, o clima, normas técnicas e regulamentações brasileiras. Além disso, desde 2014, o HQE possui referenciais técnicos internacionais, que levam em conta a experiência brasileira.


De forma geral, é uma certificação que busca encorajar a melhoria do ambiente construído por solicitar pré requisitos que avaliam a adoção de medidas para melhor desempenho do edifício, qualidade de integração entre o edifício e a cidade, a garantia da saúde e a melhoria do conforto do usuário, a eficiência no uso dos recursos e minimização de impactos ao meio ambiente, contudo, o nível de excelência a ser alcançado em cada uma dessas categorias é definido pelo empreendedor.




Matéria veiculada na página da Leroy Merlin: https://www.leroymerlin.com.br/institucional/sustentabilidade

logoPRO.jpg
bottom of page