top of page

[PUBLICAÇÃO - GABRIEL NOVAES] Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação da FAUUSP, 27 (51)

Foi publicado pela Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 27(51), o artigo "Impactos da morfologia da cidade nas condições microclimáticas de áreas urbanas consolidadas em dias quentes", de Gabriel Bonansea de Alencar Novaes, mestre em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em em Desempenho Ambiental, Sustentabilidade e Eficiência Energética em edifícios e no meio urbano, e membro do CONECTICIDADE. O artigo foi escrito em coautoria com o Prof. Dr. Leonardo Marques Monteiro.


RESUMO O objetivo deste trabalho é a investigação dos potenciais impactos que diferentes composições morfológicas urbanas de assentamentos de áreas urbanas consolidadas podem ocasionar sobre as condições microclimáticas locais ao longo de dias quentes percebidas na escala do pedestre. A avaliação se baseia no levantamento de dados empíricos, com base em simulações computacionais das condições térmicas de ambientes urbanos abertos de exemplos de distritos de São Paulo, por meio do software ENVI-met, calibrado a partir de medições empíricas de variáveis microclimáticas em ambientes existentes da cidade. Os resultados das avaliações permitem a verificação comparativa de variáveis microclimáticas encontradas em cada local frente às características da ocupação urbana dos diferentes modelos, o que possibilita compreender de que forma as diferentes morfologias urbanas respondem às mesmas condições climáticas. Verifica-se, portanto, os principais impactos que as distribuições, as formas, as geometrias e as relações dos edifícios podem ocasionar no microclima de nossas cidades ao longo de dias quentes, tomando como exemplo bairros representativos de São Paulo.


A seguir, ficam disponíveis os links de acesso à página da publicação e aos textos do artigo em português e em inglês:











BIOGRAFIA DOS AUTORES


Gabriel Bonansea de Alencar Novaes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em em Desempenho Ambiental, Sustentabilidade e Eficiência Energética em edifícios e no meio urbano. Formado pelo Programa de Dupla Graduação em Arquitetura e Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Auditor da Fundação Vanzolini para a Certificação AQUA-HQE de Alta Qualidade Ambiental na Construção, de Sistemas de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001) e da Certificação A2S - Ambiente Seguro e Saudável, Gestor Técnico do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios (PBE EDIFICA), além de atuação direta no Programa de Declarações de Produtos Ambientais EPD Brasil e em auditorias e avaliações da conformidade das áreas de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética. Em qualificação para auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001) e Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (NBR ISO 45001).


Leonardo Marques Monteiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Professor Associado do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Coordenador do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética - LABAUT. Possui graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2002) e bacharelado/licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP/FE-USP (2007). Doutor em Tecnologia da Arquitetura pela FAUUSP (2008), com estágio de pesquisa no Oxford Institute for Sustainable Development - OISD. Pós-doutor pelo Departamento de Tecnologia da FAUUSP (2011) com estágio de pesquisa na Kyoto University - KYODAI (2009) e University of California at Berkeley - UCB (2010). Livre-Docente pelo Departamento de Tecnologia da FAUUSP (2018). Revisor dos periódicos Building and Environment, Energy and Buildings, Climate Research, Technical Transactions Journal of Civil Engineering, Hábitat Sustentable, Ambiente Construído, entre outros. Editor associado da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Fellow do Precourt Energy Efficiency Center, Stanford University. Pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) de Mudanças Climáticas - INCLINE. Membro do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - CYTED, Rede Temática: Energia. PLEA Associate. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental.



logoPRO.jpg
bottom of page