top of page

Apresentação: Pedestrian Thermal and Acoustic Comfort in São Paulo and Other Environmental Variables


No mês de Julho de 2018, Gabriel Bonansea de Alencar Novaes (membro do grupo CONECTICIDADE) teve seu projeto de pesquisa "Pedestrian Thermal and Acoustic Comfort in São Paulo and Other Environmental Variables Influence", sobre a as condições de conforto e desempenho ambiental nos espaços urbanos abertos da cidade de São Paulo, apresentado e premiado no evento Latitudes Global Studios Summit 2018 at CEPT University.


O evento ocorreu dos dias 23 a 27 de Julho de 2018 na CEPT University em Ahmedabad, na Índia, no âmbito de um convênio internacional Latitudes Global Studio entre Faculdades de Arquitetura e Urbanismo de diversas universidades do mundo, incluindo a Universidade de São Paulo, a University of Westminster no Reino Unido, a CEPT University na Índia e outras.. Confira abaixo links para o artigo e para o site do evento e também os slides da apresentação realizada. Este trabalho foi premiado com uma menção honrosa na categoria pesquisa científica no evento.


O trabalho foi realizado a partir do projeto de iniciação científica "Conforto Termoacústico do Pedestre em São Paulo e Influências de Outras Variáveis Ambientais" conduzido pelo autor ao longo de sua graduação entre 2014 e 2015 com financiamento do CNPq e suporte do LABAUT / FAU USP. Confira a seguir os slides da apresentação realizada.


Site do Latitudes Global Studio para consulta: http://www.latitudesnetwork.com/


Site da CEPT University, Índia, com informações do evento para consulta: https://cept.ac.in/news/latitudes-global-studios-summit-2018-at-cept-university




Sobre os autores:


Gabriel Bonansea de Alencar Novaes


Atualmente arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Programa de Dupla Formação entre Arquitetura e Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestrando na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética na Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Analista Técnico e Auditor na equipe técnica da Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini para Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção Civil através da Certificação AQUA-HQE de Alta Qualidade Ambiental na Construção e do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Eficiência Energética em Edificações (PBE EDIFICA).


Na época da realização desta pesquisa, graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do Programa de Dupla Formação entre Arquitetura e Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tendo sido por um ano monitor das disciplinas de Desempenho Ambiental na Arquitetura e Urbanismo e de Desempenho Térmico na Arquitetura e Urbanismo e tendo realizado ao longo de três anos projetos de iniciação científica na área de Conforto Ambiental em Espaços Urbanos Abertos na Cidade de São Paulo com financiamento do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no LABAUT – Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Ergonomia na Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, além de outros projetos de extensão junto a este laboratório, como a participação no Latitudes Global Studio, envolvendo escolas de arquitetura de diversos países, incluindo Brasil, Reino Unido, Índia, Finlândia e outros. Na época, estagiário na equipe técnica da Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini para Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção Civil através da Certificação AQUA-HQE de Alta Qualidade Ambiental na Construção e do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Eficiência Energética em Edificações (PBE EDIFICA).























logoPRO.jpg
bottom of page