top of page

Artigo "As Cidades na Era da Informação: Panóptico ou 'Big Brother'", da Profª. Dr

No 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba - PR – 04 a 09/09/2017, organizado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Profª. Drª. Rita de Cássia. Giraldi publicou o artigo "As Cidades na Era da Informação: Panóptico ou 'Big Brother'".


A Profª. Drª. Rita de Cássia. Giraldi é pesquisa do grupo CONECTICIDADE e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.


Resumo

"A questão das cidades no século XXI é indissociável dos protagonistas deste espaço e, para podermos discutir as alterações nestes espaços advindas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e seus reflexos na vida dos habitantes das megalópoles torna-se importante analisa-las sob a ótica da mundialização , pois com ela há alterações das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais levando os citadinos a novos hábitos. Neste panorama propomos, através de uma reflexão teórica e conceitual (KAPLAN, 1975) buscar as relações estabelecidas pelo uso da tecnologia nas cidades e suas consequências na vida de seus habitantes, resgatando a distopia de Orwell (2009) em sua obra 1984 como o grande “Big Brother – o Grande Irmão que zela por ti” que desconstrói a Utopia (MORUS, 1984) e a concepção do panóptico de Bentham (FOUCAULT, 1987) ou, ainda “O Olho do Poder” (FOULCAULT, 2014)."


Palavras-chave Cidades; sociedade da informação; fenômeno tecno-digital.


logoPRO.jpg
bottom of page