top of page

23/03/2022: 49ª Reunião do Grupo

Em 23 de março de 2022, foi realizada a 49ª reunião do grupo CONECTICIDADE.


PARTICIPANTES

1. Amilcar Gouveia

2. Antônio Limongi

3. Bianca de Oliveira

4. Céssar Massaro

5. Clarice Kobayashi

6. Clóvis Alvarenga

7. Daniel Shavitt

8. Fábio Bezerra

9. Fernando Berssaneti

10. Gabriel Novaes

11. Harmi Takiya

12. Marcelo Pessôa

13. Marcelo Sporkens

14. Maria Laura Zei

15. Oswaldo Sanchez Júnior

16. Rebeca de Sousa

17. Rita de Cássia Giraldi




NOVOS PARTICIPANTES

1. Maria Laura Fogaça Zei: Arquiteta. Entrou no grupo através de convite de Amilcar Gouveia. Formada há 36 anos em arquitetura e urbanismo.

a. Ultimamente exerci funções de liderança como diretora de divisão de planejamento ambiental, trabalhando com definição de áreas de preservação ambiental para criação dos parques do Município de São Paulo, pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA.

b. Anteriormente coordenei o gerenciamento dos parques urbanos do Estado de São Paulo pela Secretaria do Meio Ambiente - SMA.

c. Atuei com na coordenação e compatibilização de projetos multidisciplinares, tanto para implantação de empreendimentos habitacionais e de infraestrutura urbana pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU.

d. Trabalhei na coordenação e compatibilização dos projetos executivos das escolas do Estado de São Paulo pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE.

e. Profissional com ampla experiência em empresas nacionais de médio porte, com importante vivência na área de arquitetura, com habilidades no desenvolvimento de atividades relacionadas à questão ambiental, através de planejamento urbano e gestão ambiental;

f. Responsável pela administração de atividades econômicas e sociais, com foco na garantia de melhor utilização de espaço na cidade, preservando recursos naturais e privilegiando a sustentabilidade como a solução para estes os problemas oriundos do crescimento urbano, desordenado.

g. Atuação em permacultura como consultora de design.

h. Ampla experiência na gestão de projetos executivos de conjuntos habitacionais,

i. Participação ativa em análise da arquitetura e demais áreas como estrutura metálica, civil, hidráulica, elétrica, entre outros;

j. Larga vivência na análise de projetos executivos no que tange a reformas, acessibilidade e compatibilização de projetos complementares;

k. Atuação efetiva na elaboração de orçamentos, elaboração de projetos e acompanhamento de obras;


2. Fábio Pestana Bezerra: Entrou no grupo através de convite de Amílcar Gouveia. Da área de investimentos, com portfólio na área de real estate e investimentos imobiliários. Está atualmente trabalhando em um projeto voltado à área de sistemas fotovoltaicos.

a. Doutorando en CIENCIAS EMPRESARIALES Y SOCIALES (UCES) , Pós MBA em Análise Financeira e Gestão de Ativos (FIPE) , MBA em Economia, Setor Financeiro e Finanças Empresariais (USP), Especialista em Gestão de Projetos e Portfólios (PPM), graduado em Administração e Contabilidade (UAM).

b. CGA na ANBIMA. GTC ( Global Trade Certificated - International Chamber of Commerce ), Investment Foundation Certified ( CFA ), membro PMI, CFA Level II Candidate.

c. Atua junto a Horizonte Investimentos, na área de investimentos alternativos e research. FI com valuation, M&A, reestruturação financeira e consultoria financeira em processos de turnaround. Trabalhei em mesa com suporte na alocação e rebalanceamento de carteiras de AAI, na B5 e Acqua Investimentos- XP Investimentos.


3. Marcelo Sporkens, a convite do César Massaro

a. 13 anos de experiência em vendas e suporte técnico para os mercados da construção civil residencial, comercial, infraestrutura urbana pública / privada, industrial e utilities visando a segurança no transporte de fluidos, aumento de eficiência operacional e aumento de faturamento para água, esgoto, gás e dados.

b. Introdução de novas tecnologias no mercado da construção civil (água fria, água quente, esgoto, águas pluviais, drenagem, combate a incêndio (risco leve), eletricidade, gás predial e infraestrutura) e medição de fluidos;

c. Braço brasileiro para melhoria, desenvolvimento e tropicalização de produtos para o mercado brasileiro e Sul Americano atendendo aos requisitos de clientes públicos e privados com times de engenharia nacionais e internacionais (América do Sul, Alemanha, Eslováquia, Hungria, Estados Unidos e China) ;

d. Capacitação de mais de 5000 profissionais da construção civil, projetistas, construtores e incorporadores para identificação, correção e aplicação de soluções em hidráulica, gás, dados, infraestrutura e medição de fluidos;

e. Atuação junto à ABNT e INMETRO para estabelecimento e revisão de normas e portarias;

f. Amplos conhecimentos em metrologia legal, relacionamento com INMETRO, ABNT, atendimento aos clientes chave das cias de saneamento, gás e energia nacionais públicas e privadas;

g. Experiente na gestão de conflitos com grandes clientes, clientes chave, gerenciamento de crise, mediação com redução de perdas e danos.

h. Especializações: Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Processos, Análises Ambientais, Gestão de portfólio, Gestão de Projetos PMI, Smart Grid e Smart Cities.

i. Palavras chave: Vendas Técnicas, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de produto, Instalações Prediais, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Engenharia de produtos, Engenharia de aplicação, Atendimento ao cliente, Engenharia de Processos, EHS, HSE, oil&gas.


4. Rebeca Camargo de Sousa, a convite do Amilcar Gouveia

a. Estudante de último ano da FAU USP




TEMÁTICAS ABORDADAS


1. 1. Harmi Takiya - Atualizações sobre publicações e trabalhos dos grupos sob sua coordenação

a. Prestes a sair 3 artigos.


2. Apresentação Professor Marcelo:

a. Programa de pesquisa para o grupo

i. Diversos temas em andamento e propostos

ii. Objetivo de gerar resultados até o final deste ano

iii. Objetivo de gerar pelo menos um material publicado até o final do ano

b. Diferenças entre trabalho profissional e trabalho acadêmico

i. Diretrizes para trabalhos acadêmicos

ii. Diretrizes para metodologia científica

iii. Passos para publicação



PRÓXIMAS REUNIÕES

27/04/2022

25/05/2022

29/06/2022


logoPRO.jpg
bottom of page