top of page

Palestra :: Conecticidade: Panorama de Aplicações de Conceitos de Smart Cities na Região de São Paul


A Fundação Vanzolini promove novo evento gratuito no ciclo de palestras ‘Noite em Dia’, desta vez, com o título:



“Conecticidade: Panorama de Aplicações de Conceitos de Smart Cities na Região de São Paulo”


No dia 23 de maio, das 9h às 12h, será realizado no PRO (Poli-USP) a segunda palestra do ciclo organizado pelo grupo de pesquisa CONECTICIDADE. O evento discutirá o panorama de aplicações de conceitos de Smart Cities na região de São Paulo e contará com as apresentações do Prof. Dr. Marcelo Pessôa (Poli-USP) e de Marcel Fernandes Dallaqua, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli-USP.




Conteúdo:

• Modelo conceitual de cidade inteligente • Aplicação do modelo em cidades na região de São Paulo • Desafios, tecnologias e integração da gestão • Relação entre nível tecnológico e qualidade de vida




Público-Alvo:

Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, profissionais e empresas atuantes e interessados na área de Cidades Inteligentes (Smart Cities), incluindo os campos de planejamento urbano, tecnologias para gestão e operação das cidades, sustentabilidade no meio urbano, IoT e Big Data, softwares e hardwares aplicados, administração e gestão das cidades.




Sobre os Palestrantes:


Marcelo Schneck de Paula Pessôa: Vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e Presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É Engenheiro Eletrônico, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da USP. Possui mais de 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás. Tem se dedicado a pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado mais de trinta dissertações e teses sobre esse tema. Atualmente é membro do grupo Conecticidade que pesquisa a aplicação prática de conceitos envolvendo planejamento urbano e tecnologias visando a melhoria dos serviços urbanos e suas possíveis aplicações nas cidades.


Marcel Fernandes Dallaqua: Engenheiro de produção pela Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo com intercâmbio na University of Arkansas/EUA como bolsista da CAPES pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Trabalhou no banco HSBC, na International Paper e na Bayer, no Brasil e nos EUA, por 4 anos. Monitor de disciplinas de graduação e aluno de pós-graduação em engenharia de produção na Escola Politécnica da USP.




Informações Gerais:

Data: 23/05/2017 (quarta-feira) Horário: das 9h às 12h00 Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção (sala D2-15), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 128 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-070


Mapa: https://goo.gl/47L1sb


Vagas Limitadas – Inscrições até 22/05/18 (Evento Gratuito)



logoPRO.jpg
bottom of page