top of page

PRO3840 – Gestão Integrada de Cidades Inteligentes

Disciplina optativa de graduação da Engenharia de Produção da USP

No segundo semestre de 2017 a disciplina PRO3480 será ministrada às segundas-feiras das 13:10 às 14:50.

Introdução

Mais da metade da população global já vive em cidades e, segundo estimativas da ONU, este número chegará a 70% em 2050. Muitos grandes centros urbanos já têm sua infraestrutura deficitária, sendo necessário buscar soluções urgentes para responder de forma adequada às demandas do crescente aumento das populações urbanas.

Objetivo

A disciplina Gestão Integrada de Cidades Inteligentes tem por objetivo apresentar como as novas tecnologias, em particular a Tecnologia da Informação que podem ser utilizadas para melhorar de forma significativa a vida e o trabalho das pessoas nos territórios urbanos.

Esta disciplina trata dos diversos componentes de uma cidade inteligente e da integração desses componentes objetivando o bem estar da população.

A quem se destina

Esta disciplina é destinada a alunos de graduação dos cursos de engenharia, arquitetura, administração ou alunos de outras especialidades que estejam interessados em compreender como as tecnologias podem ajudar a criar uma cidade mais confortável e agradável.

​Tópicos abordados

Os temas abordados serão os seguintes:

  • Aglomerações populacionais e cidades – retrospectiva histórica como surgiram as cidades e sua evolução. Quais os problemas das cidades e as mega-cidades.

  • Cidades inteligentes – definição, modelos e exemplos

  • Tecnologias de suporte para as cidades inteligentes – sensores, smart-grid, internet das coisas, tecnologia da informação, inteligência artificial e big-data

  • Elementos controlados nas cidades inteligentes: mobilidade urbana, serviços para o cidadão (educação, saúde, segurança, serviços urbanos) e utilidades (energia, iluminação, água, esgoto, lixo)

  • Gestão integrada – centros de operação integrados, monitoramento contínuo de operações, exemplos

​Horário

No segundo semestre de 2017 a disciplina PRO3480 será ministrada às segundas-feiras das 13:10 às 14:50.

logoPRO.jpg
bottom of page